domingo, 9 de outubro de 2011

2º Passeio BTT Rota d'Ossa

Rescaldo


A Rota d'Ossa- Associação Cultural e Desportiva foi formada em meados de 2009 por um grupo de amigos empenhados em praticar desporto. A "cola" que os unia era a paixão recém-descoberta pela prática do BTT. Amadores como eram, e são, não se reviam nas Associações e Clubes existentes na cidade. À data, imagine-se,  um dos Clubes pioneiros no BTT  em Estremoz "não aceitava inscrições de sócios", algo inédito, nunca visto, num organismo que depende dos Associados para sobreviver, renovar-se, para existir. O grupo de amigos forma então a "Rota d'Ossa", uma associação com uma filosofia menos competitiva que os seus pares, com um carácter mais familiar. O grupo de amigos descobriu mais tarde que havia muitas mais pessoas como eles, "betetistas de fim-de-semana", que além do prazer de pedalar fora de estrada, prezavam o convívio, a troca de experiências, o enriquecimento pessoal obtido pelo vencer das barreiras que cada um impõe a si próprio.

A Rota nunca viu as restantes Associações como concorrentes, ou rivais. Pelo contrário, tem respondido positivamente, com a massa humana possível, aos seus apelos, tomando-os como parceiros.
Essa humildade tem permitido que a Associação cresça continuamente.

Este ano foi possível realizar o "2º Passeio BTT Rota d'Ossa". Este passeio, como o nome indica, não teve carácter competitivo, o seu objetivo foi praticar exercício, desfrutar das paisagens e conviver. Este ano contámos com 85 atletas a pedalar. Alguns eram  estreantes absolutos, que, mesmo com receio dos 40km anunciados não resistiram à chamada e estiveram presentes. Estes foram os grandes vencedores desta corrida sem podium. Esperamos contar com eles para o ano e ver a sua evolução.

O percurso usado este ano foi sugerido por um sócio da Rota, e revelou-se diferente do habitual nestas paragens. Até elementos habituados (issimos) elogiaram a originalidade do percurso. Apesar de longo, com 40km, acabou por não ser demasiado extenuante. O cortejo passou pelas freguesias de Santa Maria (cidade), Santa Vitória do Ameixial.  S. Bento do Ameixial e Santo André, ao regressar à cidade. Apesar de alguns furos, avarias técnicas (com bombas a voar pelo ar) e uma queda aqui e ali, a boa disposição foi reinante durante todo o percurso.

O abastecimento, perto de Stª Vitória do Ameixial,  foi outro momento descontraído, com a organização a surpreender com alguns "refrescos" Sagres, bem aceites por todos.

O passeio terminou onde partiu, junto à Câmara Municipal de Estremoz. Após a foto de grupo e os banhos, foi hora do repasto, na sede dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, numa sala com as condições necessárias. Balanço:1 caixa de bananas, 2 caixas de maçãs, 1 caixa de laranjas, 70 litros de cerveja, 7 quedas, 6 furos, 1 travão e 1 crenque avariados, 30 l de refrigerantes, 192 garrafas de água, 50 l de sangria, 96 minis (ha, pois!), 24 l de vinho, 20 kg de pão alentejano, 7h de convívio, 7 salsichas, 12 kg entremeada, 7 kg febras, 6 kg costeletas, 6 kg de entrecosto, arroz, tomate e alface q.b., 35 brindes e mais de 120 amigos. A couve do caldo verde foi roubada, pelo que não foi quantificada.

A organização quer agradecer a todos os participantes, e dar os parabéns aos iniciados e às duas senhoras presentes no passeio, que fizeram todo o percurso, orgulhosamente. 


Fica também um muito obrigado à Câmara Municipal de Estremoz, Junta de Freguesia de Santa Maria, PSP de Estremoz, GNR de Estremoz, Cruz Vermelha Portuguesa (Del. Estremoz), Óptica Portas de Santo António, Portas de Santa Catarina- Vinhos, Tiago Cabaço- Vinhos .com, Herdade das Servas Vinhos, Lapão Automóveis, Vinhos Monte da Caldeira, Vinhos Monte da Colónia e a todos os sócios e amigos que tornaram possível este dia de prática desportiva e convívio.
In RotaD'Ossa

Estremoz